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sexta-feira, 6 de março de 2015

#1 Primeiro programa em Java

Olá, querido leitor. Agradeço a preferência pelo blog, é um imenso prazer contar com a sua leitura. Espero que o material aqui exposto esteja de seu agrado.

Vamos fazer nosso primeiro programa em Java?

---//---

[Instalação]

Primeiramente, devemos primeiramente baixar a IDE (Integrated Development Environment), o nosso kit de ferramentas da Oracle para projetos de software, Netbeans. O software é gratuito e pode ser baixado no seguinte link: NetBeans.

Figura 1 - Download do NetBeans para a plataforma Windows.

Mesmo que o seu Sistemo Operacional não seja o Windows, é possível executar o Software Java projetado! Isso se deve ao fato de que uma vez criada a aplicação, ela pode ser executada através de uma máquina virtual java.


Figura 2 - É possível executar a aplicação Java independente do sistema operacional.

Uma vez instalado o NetBeans, crie um novo projeto (Ctrl+Shift+N), escolha "Aplicação Java" e então nomeie o projeto com cuidado, pois o nome da classe principal do projeto receberá também esse nome:


Figura 3 - Criando o primeiro projeto no NetBeans.

Após criar o projeto, você deverá se deparar com um código do seguinte aspecto:

-------------------------------------------\\-----------------------------------------------
/*
 * To change this license header, choose License Headers in Project Properties.
 * To change this template file, choose Tools | Templates
 * and open the template in the editor.
 */
package helloworld;

/**
 *
 * @author Felipe
 */
public class HelloWorld {

    /**
     * @param args the command line arguments
     */
    public static void main(String[] args) {
        // TODO code application logic here
    }
    
}
-------------------------------------------\\-----------------------------------------------
Código 1: Código obtido ao se criar o projeto.

Observações para entender o Código 1:
-> O código em cinza indica comentários do programador com informações sobre o projeto, o que não interfere no programa.
-> Não se estresse muito com as nomenclaturas por enquanto. Note que o código começa com "package [nome projeto]". Se refere ao nome do projeto e ao pacote utilizado na construção do programa. 
Poderíamos criar um pacote chamado "matemática" com várias funções matemáticas, por exemplo, evitando assim que tivéssemos de programar tudo novamente ao criar um novo programa.
-> "public class [nome projeto] se refere ao nome da classe do arquivo .java criado.
-> "public static void main(String[] args)" é o método main do nosso projeto, aquele que será executado ao se compilar o programa.
-> Um erro comum é dar o nome ao projeto de, por exemplo, "Primeiro" e digitar "public class primeiro" na aplicação, o que incorrerá em erro.

Vamos criar nosso primeiro programa!

---//---

[Saídas de Texto]

Digite o seguinte código:

-------------------------------------------\\-----------------------------------------------
package helloworld;

public class HelloWorld {

    public static void main(String[] args) {
        System.out.println("Hello World");
    }
    
}
-------------------------------------------\\-----------------------------------------------
Código 2: Código para o Hello World.

Note que o código se apresenta bem enxuto sem os comentários, que não interferem em seu funcionamento. Dentro do escopo (corpo) da classe main do programa temos um único comando de escrita:
System.out.println("Mensagem");

Observe como é intuitivo: Primeiro o termo System, depois o termo "out" - indicando saída e por fim "println" - imprimir em uma linha a mensagem entre aspas e parênteses. Agora clique na setinha verde para executar o seu projeto (ou clique F6). O resultado deverá ser algo como abaixo:


Figura 4 - Código do programa Hello World e sua saída embaixo.

Bem, se tiver dado tudo certo, então você acaba de terminar a parte mais difícil de aprender a linguagem Java! Parabéns pelo seu programa! Vai ficar tudo mais fácil daqui para a frente.

Queria terminar o post aqui, mas ficaria muito sem graça, não? Vamos brincar um pouco com os comandos gráficos do Java! 

Para isso será preciso adicionar uma "biblioteca", a classe JOptionPane. Então adicione logo após a declaração do package a seguinte linha:
import javax.swing.JOptionPane;

E agora você está livre para acrescentar caixas de diálogo em seu projeto. Tente o seguinte comando:

JOptionPane.showMessageDialog(null, "Mensagem");

Observe como é intuitivo: primeiro a classe que adicionamos, depois o método "showMessageDialog" para chamar uma caixa de diálogo, null, e por fim a Mensagem a ser exibida, entre parênteses. Você deverá ter um código do tipo:

-------------------------------------------\\-----------------------------------------------

package helloworld;
import javax.swing.JOptionPane;

public class HelloWorld {

    public static void main(String[] args) {
        System.out.println("Hello World");
        JOptionPane.showMessageDialog(null, "Você vai longe!");
    }
    
}
-------------------------------------------\\-----------------------------------------------
Código 3: Código para o Hello World com caixa de diálogo.


Figura 5 - Código do programa Hello World com caixa de diálogo.


Bem, leitor, espero que tenha apreciado o conteúdo. Sei que o conteúdo por hoje foi pouco, mas como eu já disse antes, essa é a parte mais difícil. Na próxima lição ensinarei a colocar Caixas de diálogo para entrada de dados e operações aritméticas, o que já tornará possível criar programas básicos muito úteis no nosso cotidiano.

Agradeço a leitura. Volte sempre!

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