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sábado, 7 de março de 2015

#2 Tipos de Variáveis & Estruturas Condicionais

Bom dia galera!

Prontos para programar?

Inicialmente, queria comentar que a linguagem Java possui muitas semelhanças com outras linguagens de programação, como por exemplo C/C++:
-> Note que todos os comandos serão terminados em ";".
-> O escopo dos método, dos laços de repetição (for, while) e das estruturas condicionais (if, else) terão seu início e término indicado por chaves "{ }".
Assim, se você já tiver alguma experiência de programação, notará uma grande facilidade para assimilar o estilo de Java.

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[Tipos de Variável]

Muito bem, hoje trataremos dos tipos de variáveis existentes, que armazenam os dados do nosso programa. Por exemplo, o tipo "int" se refere a números inteiros, "float" para números reais ou "string" para palavras. Para declarar (criar) uma variável, basta informar o seu tipo, o nome da variável e depois o seu valor, como abaixo:
[tipo] NomeVariável = valor da variável;
int x = 10;
String nome = "Felipe";

Pode-se executar operações simples com essas variáveis através de comandos aritméticos, como o exemplo abaixo (já reaproveitando o projeto criado da lição passada):

-------------------------------------------\\-----------------------------------------------

package helloworld;
import javax.swing.JOptionPane;

public class HelloWorld {

    public static void main(String[] args) {
        float x = 10;
        float y = 5;
        String nome = "Felipe";
        JOptionPane.showMessageDialog(null, "Olá "+nome);
        JOptionPane.showMessageDialog(null, x+y);
    }
    
}
-------------------------------------------\\-----------------------------------------------
Código 1 - Manipulando e imprimando variáveis.

Agora, vamos criar uma caixa de diálogo para perguntar ao usuário do programa o valor das variáveis, o que tornará o programa muito mais divertido e interativo:
aux = JOptionPane.showInputDialog("Digite o valor da variável:");

No entanto, aux é uma variável do tipo String (frase). Desejamos que ela se torne um número real, portanto usaremos o comando de conversão:
x = Float.parseFloat(aux);

O programa deverá ficar da seguinte forma:

-------------------------------------------\\-----------------------------------------------

package helloworld;
import javax.swing.JOptionPane;

public class HelloWorld {

    public static void main(String[] args) {
        float x = 0, y = 0;
        String aux, nome;
       
        nome = JOptionPane.showInputDialog("Digite o seu nome:");
        
        aux = JOptionPane.showInputDialog("Digite o valor de x:");
        x = Float.parseFloat(aux);
        
        aux = JOptionPane.showInputDialog("Digite o valor de y:");
        y = Float.parseFloat(aux);
        
        JOptionPane.showMessageDialog(null, "Olá "+nome+", o resultado deu "+(x+y));

    }
    
}
-------------------------------------------\\-----------------------------------------------
Código 2 - Um programa que soma dois números com entrada para usuário.

Com base nos conhecimentos obtidos até agora, já é possível criar programas bem interessantes, como cálculo de expressões numéricas (converter km/h em m/s, calcular a média de dois números, calcular descontos, etc).

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[Estruturas Condicionais]

Vamos pegar o exemplo da média de dois números. Suponhamos que o usuário ira digitar duas notas de um determinado curso e que se ele conseguir uma pontuação maior que 6.5, obtém aprovação, caso contrário, é reprovado. 

Para que o programa tome essa decisão com base no valor da média, devemos utilizar a estrutura condicional if - else. Ela funciona da seguinte maneira:
                                           if (media >10){
                                                 < Instrução para média inválida (incorreta)>
                                            }  
                                           else if ( media > 6.5){
                                                  <Instrução para o caso que a média seja maior que 6.5
                                                         e menor que 10, ou seja, aprovação.>
                                            }
                                           else if ( media == 6.5){
                                                  <Instrução para o caso que a média seja igual a 6.5>
                                            }
                                           else if ( media >= 0){
                                                  <Agora, se ela for maior (ou igual) que 0 e menor que 6.5, 
                                                                                      ela cairá nesta instrução. >
                                            }
                                            else {
                                                     <Caso a média não se encaixa em nenhuma opção, 
                                                   (nota negativa, essa instrução será executada).
                                             }

Seu uso é intuitivo, não? O código teria então o seguinte aspecto:

-------------------------------------------\\-----------------------------------------------

package helloworld;
import javax.swing.JOptionPane;

public class HelloWorld {

    public static void main(String[] args) {
        float nota1 = 0, nota2 = 0;
        String aux, nome;
       
        nome = JOptionPane.showInputDialog("Digite o seu nome:");
        
        aux = JOptionPane.showInputDialog("Digite sua primeira nota:");
        nota1 = Float.parseFloat(aux);
        
        aux = JOptionPane.showInputDialog("Digite sua segunda nota:");
        nota2 = Float.parseFloat(aux);
        
        media = (x+y)/2;
        JOptionPane.showMessageDialog(null, "Olá "+nome+", sua média foi: "+media);

        if (media>10){
            JOptionPane.showMessageDialog(null,"Média inválida, muito alta, engraçadinho.");
        }
        else if (media>6.5){
            JOptionPane.showMessageDialog(null,"Parabéns! Aprovado!");
        }
        else if (media==6.5){
            JOptionPane.showMessageDialog(null,"Por pouco, hein? Mas está aprovado");
        }
        else if (media>=0){
            JOptionPane.showMessageDialog(null,"Precisa estudar mais...");
        }
        else {
            JOptionPane.showMessageDialog(null,"Sua média foi menor que 0? Digitou errado?");
        }

    }
    
}
-------------------------------------------\\-----------------------------------------------
Código 3 - Calculadora de média e verificação de aprovação.


Bem, espero que com a lição de hoje você consiga tenha inspiração para transformar suas ideias em realidade. No próximo post será feita uma abordagem sobre laços de repetição e sobre botões em Java. Aproveite para treinar as novas técnicas aprendidas e incorporar a sintaxe (às vezes meio longa e cansativa, mas nunca difícil ou sem lógica) dos comandos de Java.

Obrigado pela leitura, até.



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