Prontos para programar?
Inicialmente, queria comentar que a linguagem Java possui muitas semelhanças com outras linguagens de programação, como por exemplo C/C++:
-> Note que todos os comandos serão terminados em ";".
-> O escopo dos método, dos laços de repetição (for, while) e das estruturas condicionais (if, else) terão seu início e término indicado por chaves "{ }".
Assim, se você já tiver alguma experiência de programação, notará uma grande facilidade para assimilar o estilo de Java.
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[Tipos de Variável]
[tipo] NomeVariável = valor da variável;
int x = 10;
String nome = "Felipe";
Pode-se executar operações simples com essas variáveis através de comandos aritméticos, como o exemplo abaixo (já reaproveitando o projeto criado da lição passada):
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package helloworld;
import javax.swing.JOptionPane;
public class HelloWorld {
public static void main(String[] args) {
float x = 10;
float y = 5;
String nome = "Felipe";
JOptionPane.showMessageDialog(null, "Olá "+nome);
JOptionPane.showMessageDialog(null, x+y);
}
}
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Código 1 - Manipulando e imprimando variáveis.
Agora, vamos criar uma caixa de diálogo para perguntar ao usuário do programa o valor das variáveis, o que tornará o programa muito mais divertido e interativo:
aux = JOptionPane.showInputDialog("Digite o valor da variável:");
No entanto, aux é uma variável do tipo String (frase). Desejamos que ela se torne um número real, portanto usaremos o comando de conversão:
x = Float.parseFloat(aux);
O programa deverá ficar da seguinte forma:
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package helloworld;
import javax.swing.JOptionPane;
public class HelloWorld {
public static void main(String[] args) {
float x = 0, y = 0;
String aux, nome;
nome = JOptionPane.showInputDialog("Digite o seu nome:");
aux = JOptionPane.showInputDialog("Digite o valor de x:");
x = Float.parseFloat(aux);
aux = JOptionPane.showInputDialog("Digite o valor de y:");
y = Float.parseFloat(aux);
JOptionPane.showMessageDialog(null, "Olá "+nome+", o resultado deu "+(x+y));
}
}
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Código 2 - Um programa que soma dois números com entrada para usuário.
Com base nos conhecimentos obtidos até agora, já é possível criar programas bem interessantes, como cálculo de expressões numéricas (converter km/h em m/s, calcular a média de dois números, calcular descontos, etc).
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[Estruturas Condicionais]
Vamos pegar o exemplo da média de dois números. Suponhamos que o usuário ira digitar duas notas de um determinado curso e que se ele conseguir uma pontuação maior que 6.5, obtém aprovação, caso contrário, é reprovado.
Para que o programa tome essa decisão com base no valor da média, devemos utilizar a estrutura condicional if - else. Ela funciona da seguinte maneira:
if (media >10){
< Instrução para média inválida (incorreta)>
}
else if ( media > 6.5){
<Instrução para o caso que a média seja maior que 6.5
e menor que 10, ou seja, aprovação.>
}
else if ( media == 6.5){
<Instrução para o caso que a média seja igual a 6.5>
}
else if ( media >= 0){
<Agora, se ela for maior (ou igual) que 0 e menor que 6.5,
ela cairá nesta instrução. >
}
else {
<Caso a média não se encaixa em nenhuma opção,
(nota negativa, essa instrução será executada).
}
Seu uso é intuitivo, não? O código teria então o seguinte aspecto:
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package helloworld;
import javax.swing.JOptionPane;
public class HelloWorld {
public static void main(String[] args) {
float nota1 = 0, nota2 = 0;
String aux, nome;
nome = JOptionPane.showInputDialog("Digite o seu nome:");
aux = JOptionPane.showInputDialog("Digite sua primeira nota:");
nota1 = Float.parseFloat(aux);
aux = JOptionPane.showInputDialog("Digite sua segunda nota:");
nota2 = Float.parseFloat(aux);
media = (x+y)/2;
JOptionPane.showMessageDialog(null, "Olá "+nome+", sua média foi: "+media);
if (media>10){
JOptionPane.showMessageDialog(null,"Média inválida, muito alta, engraçadinho.");
}
else if (media>6.5){
JOptionPane.showMessageDialog(null,"Parabéns! Aprovado!");
}
else if (media==6.5){
JOptionPane.showMessageDialog(null,"Por pouco, hein? Mas está aprovado");
}
else if (media>=0){
JOptionPane.showMessageDialog(null,"Precisa estudar mais...");
}
else {
JOptionPane.showMessageDialog(null,"Sua média foi menor que 0? Digitou errado?");
}
}
}
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Código 3 - Calculadora de média e verificação de aprovação.
Bem, espero que com a lição de hoje você consiga tenha inspiração para transformar suas ideias em realidade. No próximo post será feita uma abordagem sobre laços de repetição e sobre botões em Java. Aproveite para treinar as novas técnicas aprendidas e incorporar a sintaxe (às vezes meio longa e cansativa, mas nunca difícil ou sem lógica) dos comandos de Java.
Obrigado pela leitura, até.
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