Countdown

Final Countdown

Faltam dias. Ou segundos.

segunda-feira, 16 de março de 2015

#8 Criando o executável

Boa noite!

Hoje me perguntaram como obter um arquivo executável a partir do seu código .java. Foi então que eu reparei que até o dado momento eu não abordei o assunto devidamente. Acho que é de grande interesse do leitor obter conhecimento sobre esse assunto, pois um arquivo executável torna o projeto versátil e facilita sua utilização por outras pessoas por fora do assunto.

---//---

[O Arquivo Executável]

Cada IDE, seja ela NetBeans, Eclipse ou até mesmo o bloco de notas, contém uma forma diferente de se criar o arquivo executável .jar - Java Archive, um arquivo compactado para distribuir um conjunto de classes Java. O arquivo pode ser comprimido até mesmo por compactadores como o Winzip. A diferença é que o arquivo .jar possui um manifesto que tem a intenção de ser executado, como um arquivo .exe do Windows. Portanto apresentarei cada método separadamente:

1) NetBeans

Os leitores do blog já devem estar habituados à IDE, porém devem se perguntar como executar o seu programa fora do ambiente de desenvolvimento. A solução é simples, basta pressionar F11 ou acessar na aba [Executar] -> [Criar Projeto].

Figura 1 - Criando o arquivo executável do Projeto.

O arquivo executável (.jar) se encontrará na pasta do projeto, que geralmente fica no diretório dos projetos do NetBeans, em:
 C:\Users\[Nome do Usuário]\Documents\NetBeansProjects

Uma vez na pasta do projeto, procurar a pasta "dist". O arquivo com o símbolo do Java (a xícara de café) é o executável procurado.

Figura 2 - Arquivo Jar.

Aconselho fortemente a ler o item 3, devido a uma restrição de execução do arquivo .jar: se o seu programa utilizava comandos de escrita no prompt de comando (na janela de saída do Netbeans), os comandos não serão exibidos na tela, a menos que você execute seu programa do prompt de comando.

2) Eclipse

Apesar de eu não possuir a IDE, hoje ajudei um colega de turma a criar o arquivo .jar. O método é bem parecido, mas não utiliza a função Build, como o esperado. É preciso acessar a primeira aba [Arquivos] -> [Export]. Expanda a seção "Java" e então escolha Runnable Jar. Depois é só escolher o método principal a ser compactado e a pasta de destino do arquivo. 
Aconselho fortemente a ler o item 3, devido a uma restrição de execução do arquivo .jar: se o seu programa utilizava comandos de escrita no prompt de comando (na janela de saída do Eclipse), os comandos não serão exibidos na tela, a menos que você execute seu programa do prompt de comando.


3) Bloco de Notas (Prompt de Comando)

É possível utilizar o Bloco de Notas para digitar o código e salvá-lo no formato .java. Mas não há como fazer mágica. É preciso ter o "Java Software Development Kit" (JDK) instalado para poder compilar o seu programa:

Figura 3 - JDK deve estar instalado.

O próximo passo é configurar corretamente as variáveis de ambiente do Windows:

Uma vez corretamente configuradas as variáveis de ambiente, acesse o prompt de comando do Windows:
-> [Tecla Windows] + R
-> Digite "cmd"
-> Enter

É bom ter alguma noção sobre os comandos DOS para não se perder na navegação. Contudo, basta usar o comando
cd [Diretório do Arquivo .java]
 como por exemplo:   cd C:\Users\[Usuário]\Desktop

Para ser encaminhado ao diretório. Lá, use o comando
javac seuPrograma.java

Perceba que um arvquivo seuPrograma.class foi criado na mesma pasta. Agora é possível executar o seu programa com o comando:
java seuPrograma

Para arquivos que utilizam mais de uma classe o comando javac é ligeiramente alterado, sendo que este caso não será tratado neste Blog, mas caso o leitor se interesse, pode consultar o seguinte material:

Caso o seu arquivo já se encontre na forma executável .jar e você queira executá-lo do prompt de comando, utilize o comando:
java -jar seuPrograma.jar

Creio que esse método para executar o arquivo não o agradou muito, assim como não me agradou. Assim, bolei um pequeno arquivo .bat (programação de comandos DOS) a fim de realizar essas tarefas chatas automáticamente:

  1. @echo off
  2. java -jar seuPrograma.jar
  3. pause

E depois salve o arquivo como [NomeDoArquivo].bat e coloque este arquivo no mesmo diretório do arquivo .jar. Muito bem, agora um prompt de comando será executado ao abrir o arquivo .bat.

Um comentário: