Countdown

Final Countdown

Faltam dias. Ou segundos.

quarta-feira, 18 de março de 2015

#9 Criação de GUI & Browser

Bom dia!

Hoje eu tratarei de uma descoberta que fiz recentemente relativa à ferramenta do NetBeans para a criação de uma interface gráfica (GUI - Graphic User Interface) de maneira muito mais simplificada que a apresentada em posts passados.
Em vez de declarar, criar, posicionar, adicionar, colocar funcionalidades de interação (Quantos verbos!), iremos editar diretamente a interface gráfica do nosso programa com auxílio do NetBeans. Todas as funções já estarão implementadas para nós, bastando preenchê-las conforme o nosso desejo.

---//---

[Criação de GUI]

Comecemos criando um novo projeto normalmente, com a diferença de não criar uma "Classe Principal", na segunda tela da criação de um novo projeto. Depois, navegue pelo pacote do projeto e crie um novo Form JFrame, conforme a imagem:

Figura 1 - Criação de um novo Form JFrame.

 A próxima Figura 2 resume o assunto que é abordado no tópico de hoje: uma GUI para a criação de uma outra GUI (pelo usuário).

Figura 2 - GUI para a criação de uma GUI.

O seu uso é bem intuitivo. Clique e arraste os elementos do painel da direita para a tela do seu programa. Arrume conforme desejar, use o clique da direita para acessar as propriedades dos elementos, renomeá-los e editar suas propriedades.

Nas abas superiores, temos na primeira aba "Código Fonte" do programa. Alguns trechos se apresentarão cinzentos, o que indica que não poderão ser editados pela codificação, somente através da aba "Projeto", ou seja, graficamente.

Você pode a qualquer momento clicar duas vezes sobre um botão, por exemplo, e adicionar uma nova funcionalidade:

Figura 3 -Adicionando o botão Quit.

É possível também editar o nome da aplicação, acessando as propriedades da tela principal (Frame), basta acessá-la usando o clique da direita:
Figura 4 -Mudando o título da tela principal.

Na aba "Eventos" é possível você adicionar os ActionListenners abordados em tópicos anteriores, adicionando funções como "Tecla pressionada", "Mouse clicado", etc..

Bem, a ideia de hoje é apresentar a funcionalidade ao leitor, mas gostaria de mostrar uma aplicação interessante do assunto. Vamos criar um navegador Browser simplista em Java. Comece tentando criar algo da forma:
Figura 5 - Interface GUI do navegador.

O painel interno com o símbolo Java é um "Quadro Interno". Já a tela branca no interior é um "Painel do Editor". Edite o link do Browser para que ele comece em "https://". Muito bem. clique no botão "Go" e adicione o pequeno código a seguir:

        try {
            jEditorPane1.setPage(jTextField1.getText());
        } catch (IOException ex) {
            Logger.getLogger(GuiAppGUI.class.getName()).log(Level.SEVERE, null, ex);
        }

O resultado será um tanto bronco. A visualização dos sites perderá o formato e erros surgirão ao se digitar uma URL incorretamente (sem o https://) ou ao clicar em algum link. Enfim, apesar de ser um programa um tanto rudimentar, podemos ainda assim ver os resultados do nosso projeto:

Figura 6 - Resultado no mini - projeto.

Aos interessados no projeto de um browser, aconselho o seguinte site para aprofundar os seus estudos, não somente deste programa, mas da linguagem Java em geral. Aconselho fortemente a pesquisar suas dúvidas e ideias no conteúdo muito rico e bem feito do devmedia:

Também recomendo o site do NetBeans para quem quiser aprofundar mais no tema da Criação de GUI. Voltarei a abordar o tema muito em breve neste blog, por isso é importante fixar bem o conteúdo para acompanhar os futuros projetos aqui desenvolvidos.

Por hoje é só! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário